sábado, 27 de outubro de 2012

DIÁRIO DE BORDO MUNDIAL 2012: DAY 4


Acabou de terminar o Campeonato Mundial Juvenil! E o resultado foi muito bom para o Brasil. Conquistamos duas medalhas de bronze, com Dorotéia no peso médio e Rui no absoluto e três quintas colocações! 

Bom... Segue o resumo do que aconteceu:

1 - Thuanny - Leve feminino
Thuanny pegou a campeã do ano passado logo de cara. Perdeu e seguiu para a repescagem, onde não conseguiu chegar à decisão. É certamente a atleta que mais evoluiu desde o brasileiro. Destaco sua determinação durante os treinos. 



 
2 - Luiz Eduardo - Leve masculino
Luiz lutou muitíssimo bem. Fez embates duros e chegou na semifinal. Perdeu para o atleta russo e depois para o húngaro, mas foram ótimas lutas. Ficou com a quinta colocação.





3 - Dorotéia - Médio feminino
Perdeu a primeira luta para a campeã, uma lutadora ucraniana muito forte. Venceu as seguintes com garra e merecidamente conquistou o bronze. 
Essa vitória é importantíssima para o país! E serve para mostrar o que o bate cabeça em sua associação poderia ter deixado de coquistar. Parabéns e que a conquista renda-lhe frutos e que sirva para conscientizar as pessoas!









4 - Matheus - Médio masculino
Matheus lutou muito bem e por muitíssimo pouco não conseguiu a medalha de bronze. Acabou ficando com a quinta colocação. Numa luta inacreditável, seu adversário do Azerbaijão fez milagre ao manter-se de pé e empurrá-lo para fora.
Pela pouca idade, ainda tem muita chance de render medalhas para o Brasil nas próximas competições internacionais.





5 - Luccas - Pesado masculino
Luccas pegou o atleta japonês na primeira luta. Perdeu, mas fez o adversário sentir a força de sua saída. Perdeu na repescagem numa luta boa. Acabou ficando com a quinta colocação. Esse campeonato serviu para que ele tome ciência do que existem muitos lutadores fortes por aí. Valeu como aprendizado. Acredito que no ano que vem ele vai detornar no mundial.




6 - Rui - Absoluto
Rui seguiu as orientações de lutar para frente, atacando e conquistou o bronze. Sua última participação na seleção como juvenil foi muito bem fechada. Parabenizo pelo esforço e dedicação.
Destaco aqui que o Rui só conseguiu chegar ao mundial graças ao Cursinho Neo DNA de Londrina, cujos professores e diretores fizeram uma vaquinha para mandar o atleta para o Mundial. 









7 - Equipe feninina. 
Com apenas duas atletas leves, ficou difícil disputar o torneio por equipes. Isso aconteceu pela desistência das outras componentes da seleção, por falta de verba. Espero que, para o próximo ano, isso não aconteça...


8 - Equipe masculina
Pegou pauleira logo de cara: bateu de frente com a equipe mongol. Na repescagem, perdeu para a equipe da Ucrania, mas foi por bem pouco. Na minha opinião, o brasil foi prejudicado por erro de arbitragem, mas não vou ficar falando disso porque é mascarar a derrota com picuinha e isso não é o que um lutador deve ficar fazendo.



..............................

No geral foi uma boa competição, apesar dos erros terríveis de arbitragem, geralmente dando vantagem ao lutador japonês. Vi lutadores mongóis lutando com vestimenta inadequada, golpes proibidos como o harite, isamiashi que não deu nem em monoi, saídas queimadas não paradas (principalmente dos japoneses)... A arbitragem no mundial é um fracasso.

Ressalto que, apesar desses problemas afetarem nosso time, não estou dando uma desculpa para justificar  as derrotas.

Nenhum comentário: