quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Impressões sobre o Campeonato Paulista e Copa Sul América.

[entrada do ginásio do Bom Retiro]


Olá. Segue um resumo e minhas impressões sobre o 30º Campeonato Paulista e 1º Copa Sul América, realizadas nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2008.

Às 11 horas do sábado, deram-se início três eventos: o 1º Curso de Arbitragem, liderado pelos Juízes da CBS, Leandro Monma, Yoshinori Makiyama e Mori Nekozuka; a reunião de representantes dos torneios, onde se discutiram as regras que vigeriam durante o campeonato; e o ciclo de palestras.

Foram três excelentes palestras. Primeiramente, as alunas do curso de Nutrição da Universidade São Camilo, Flávia Rafaella, Eliane Silva, Joyce Vitor, Camila Yukie e Ruby Carla apresentaram uma palestra sobre a importância da nutrição, incluindo-se até mesmo uma interessante dinâmica, em que alguns voluntários montavam sua refeição em folha de cartolina, que era depois analisado, indicando erros e acertos na alimentação da pessoa.

[Aqui, as "Meninas da São Camilo" aplicando a dinâmica]

As “Meninas da São Camilo”, como já são carinhosamente conhecidas por aqui, fizeram grande sucesso e foram bastante requisitadas para responderem as dúvidas dos presentes.

A segunda palestra foi do atleta Cássio Gomes, de Londrina, que fez uma explanação sobre os exercícios do Sumo, que é tema de seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Educação Física.

Ao final, falei um pouco sobre como colocar o mawashi e a identificação dos principais golpes do Sumo.

No período vespertino, tivemos o almoço, a cerimônia de abertura e a disputa na modalidade por equipes.


[Equipe da Grande ABC, com seu técnico Zenichi Kubagawa e o grande campeão Saburo Kuwabara]


Os principais destaques da modalidade por equipes foi, em minha opinião, a equipe do ABC, na categoria mirim "A" do masculino, que veio bastante forte e, no feminino, a equipe da Sudoeste, que venceu em 4 das 5 categorias disputadas.


[Equipe da Sudoeste: campeã na categoria infantil]

No domingo tivemos o torneio individual.

[Vencedores do Masculino Juvenil, da direita para a esquerda: Diego Réfica(SO), Caio Gomes (PR), Gustavo Melo (PA) e Felipe Ishimaru (SO)]

O momento de maior emoção foi a final da categoria juvenil, entre Caio Gomes de Londrina e Gustavo Melo do Pará. O atleta paraense demonstrou durante todo o torneio ser dono de uma técnica apurada e eficiente, típico dos atletas do Norte, mas perdeu para Caio (representante do Brasil no último mundial na Tailândia), por yorikiri. O atleta paranaense mostrou grande evolução em relação ao brasileiro e Mundial 2007. Percebe-se que está treinando bem e seu Sumo está, em minha opinião, muito melhor que o do ano passado. O Campeonato Brasileiro promete nessa categoria!


[Vencedoras do Feminino Mirim "C",da direita para a esquerda:Ane Pires Marques (SO), Camila Coelho(NC), Lais Bisan(N), Caroline F. Vaz (SO)]

No feminino, por sua vez, o grande momento foi a vitória de Camila Coelho da Nova Central sobre Laís Bisan da Norte. São duas ótimas atletas e Camila já treinou algumas vezes no São Paulo, trazida pelo seu tio, nada mais nada menos que Gilson Repulio! Eu já havia notado que possui uma grande habilidade e força apesar de tão pequenina.

Na contagem geral, a equipe da Sudoeste saiu campeã tanto no masculino como no feminino. Rivalidade à parte, analisando-se somente o esporte, os lutadores desta equipe não apresentam um Sumo tão apurado como o dos paraenses e dos paulistas do "Big Five" (Grande ABC, Santo Amaro, Nova Central, Norte e São Paulo). Mas levam grande vantagem no número de atletas e na eficiência de suas lutas, que sem dúvida é maior que a dos demais.

É isso!

Até mais!

3 comentários:

Luciana disse...

OI...
Bem gostaria de comentar sobre o campeonato Sul Brasileiro,antigo campeonato Paulista que sofreu várias alterações e foi muito bom por essas as mudanças:
Primeiro que se tornou um campeonato muito maior, dando mais chances dos atletas especialmente as crianças de lutarem mais, um preparar melhor para o Brasileiro, um encontrar com amigos que normalmente só aconteceria em Julho, e o prolongamento dessa competição para dois dias, e agora das equipes femininas mirins, infantis e juvenis, isso sim é que é avanço!!!
Gostaria de salientar que os jovens estão entrando cada vez mais na parte de organização do sumô, dando palestras, idéias, ajudando nas lutas, e outros... E isso é muito importante pois somos, no final de tudo é uma grande equipe e lutamos pela mesma coisa, o desenvolvimento do Sumô, e a paixão pelo mesmo! Assim temos sempre que dividir cada vez mais as tarefas e democratizar as decisões, para que todos deêm tal importância, e se sintam cada vez mais presentes e insubstituivéis em suas ações.
Apesar de ficar bem esgotada ao final da competição,e nem ter lutado, achei maravilhoso o torneio, os atletas que ajudei a treinar me deixaram um tanto orgulhosa, e espero que cada ano possa aumentar mais, e mais, principalmente com atletas de outros países.
Parabens para todos que participaram!!!

machocamacho disse...

Oi Luciana..!!!!

Felicitaciones y muy buen torneo!!!

Mariano estaba muy contento con el Campeonato de Mirim, y además de haber concurrido a un treino el domingo donde aprendio muchas técnicas de Sumo.

Muchas gracias y...
Viva el Sumo!!!

Luciana disse...

Olá Machocamacho...
Que bom que Mariano gostou do torneio e do treino, e que treino pesado!!!
Fiquei esperando o Augustin vir lutar... tinha vários meninos da idade dele!
Ano que vem, não tem desculpa traga o menino e uma equipe bem forte!!!
Bjão
Luciana