quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

APRESENTAÇÃO NA FUNDAÇÃO CASA

São raros os momentos em que sentimos alguma pontinha de esperança nesse país.
Pois bem, na segunda-feira passada (dia 18/02/2008) tive o raríssimo prazer de sentir, que esse país ainda tem jeito.

Convidados pela direção da Fundação CASA (antiga FEBEM) fui, acompanhado dos atletas Márcio Morita (o ex-lutador profissional, Azumaou), Sidnei Rodrigues e Yoshihiro Higuchi para uma apresentação destinada aos internos da unidade Vila Maria - Abaeté deste centro de ressoacialização. Essa unidade é responsável pela internação de jovens primários, ou seja, que praticaram condutas delituosas pela primeira vez e são em cerca de 45 adolescentes.

Confesso que estávamos bastante apreensivos quando chegamos ao local. A palavra FEBEM carrega ainda um significado bastante negativo, que nos remete àquelas rebeliões, tantas vezes noticiadas nos jornais e na televisão. A passagem pela revista e os muros altíssimos também nos deixaram com um certo "pé atrás".

Mas foi só uma questão de minutos para nos sentirmos à vontade.

Para nossa surpresa, o que vimos foi muito diferente do que esperávamos: instalações limpas; salas de aula (onde são lecionadas diversas matérias, inclusive profissionalizantes, como de panificação, instalações elétricas, recepção e hospitalidade, colocação de azulejos etc.); aulas de Karate; quadra de futebol; visitas culturais (como a que estava programada para a tribo indígena na zona sul de São Paulo). E ainda diretores e funcionários extremamente atenciosos e dedicados.

Ficamos boquiabertos. Onde estávamos? Em que país do primeiro mundo?

Realmente não esperava o que encontrei, entretanto creio que estávamos na exceção das exceções em se tratando desse tipo de instituição no Brasil. Mas tenho que confessar que nos fez acreditar que pode existir algo de bom no futuro desses jovens e no do nosso país.

Quanto à apresentação, fizemos uma apresentação padrão, contando um pouquinho da história do Sumo; alguns de seus exercícios principais; golpes válidos; atitudes proibidas; e lutas.


[Butsukari Keiko: Sidão empurra morita obseravado atentamente pelo público]


[Yoshi contra Sidão]



No início, o público achou muita graça do mawashi, mas gradativamente foram percebendo a seriedade do esporte. Ao final, creio que o clímax da apresentação, permitimos que eles lutassem entre si e divertiram-se à beça.


[Esse sou eu observando os dois lutadores se preparando]

É isso!

Um grande abraço aos amigos da Fundação CASA - Vila Maria.

Até mais.

4 comentários:

machocamacho disse...

Realmente, IMPRESIONANTE...!!!
Los felicito.

seba

José disse...

NÓS (DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E ADOLESCENTES) AGRADECEMOS PELA APRESENTAÇÃO DE SUMO EM NOSSA UI 40 - FUNDAÇÃO CASA - VILA MARIA.
VALEU PESSOAL. VALEU MESMO.

Willian Takahiro Higuchi - TAKA disse...

Valeu Seba!

Willian Takahiro Higuchi - TAKA disse...

Caro José!
Muito obrigado pelo aprendizado que tivemos. Passamos a ter uma visão diferente dos problemas desse país, perdendo parte dos preconceitos que travam nosso pensamento.
Parabéns pelo belíssimo trabalho.
TAKA