[entrada do ginásio do Bom Retiro]
Às 11 horas do sábado, deram-se início três eventos: o 1º Curso de Arbitragem, liderado pelos Juízes da CBS, Leandro Monma, Yoshinori Makiyama e Mori Nekozuka; a reunião de representantes dos torneios, onde se discutiram as regras que vigeriam durante o campeonato; e o ciclo de palestras.
Foram três excelentes palestras. Primeiramente, as alunas do curso de Nutrição da Universidade São Camilo, Flávia Rafaella, Eliane Silva, Joyce Vitor, Camila Yukie e Ruby Carla apresentaram uma palestra sobre a importância da nutrição, incluindo-se até mesmo uma interessante dinâmica, em que alguns voluntários montavam sua refeição em folha de cartolina, que era depois analisado, indicando erros e acertos na alimentação da pessoa.
[Aqui, as "Meninas da São Camilo" aplicando a dinâmica]
As “Meninas da São Camilo”, como já são carinhosamente conhecidas por aqui, fizeram grande sucesso e foram bastante requisitadas para responderem as dúvidas dos presentes.
A segunda palestra foi do atleta Cássio Gomes, de Londrina, que fez uma explanação sobre os exercícios do Sumo, que é tema de seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Educação Física.
Ao final, falei um pouco sobre como colocar o mawashi e a identificação dos principais golpes do Sumo.
[Equipe da Grande ABC, com seu técnico Zenichi Kubagawa e o grande campeão Saburo Kuwabara]
[Equipe da Sudoeste: campeã na categoria infantil]
[Vencedoras do Feminino Mirim "C",da direita para a esquerda:Ane Pires Marques (SO), Camila Coelho(NC), Lais Bisan(N), Caroline F. Vaz (SO)]
No feminino, por sua vez, o grande momento foi a vitória de Camila Coelho da Nova Central sobre Laís Bisan da Norte. São duas ótimas atletas e Camila já treinou algumas vezes no São Paulo, trazida pelo seu tio, nada mais nada menos que Gilson Repulio! Eu já havia notado que possui uma grande habilidade e força apesar de tão pequenina.
Na contagem geral, a equipe da Sudoeste saiu campeã tanto no masculino como no feminino. Rivalidade à parte, analisando-se somente o esporte, os lutadores desta equipe não apresentam um Sumo tão apurado como o dos paraenses e dos paulistas do "Big Five" (Grande ABC, Santo Amaro, Nova Central, Norte e São Paulo). Mas levam grande vantagem no número de atletas e na eficiência de suas lutas, que sem dúvida é maior que a dos demais.
É isso!
Até mais!
3 comentários:
OI...
Bem gostaria de comentar sobre o campeonato Sul Brasileiro,antigo campeonato Paulista que sofreu várias alterações e foi muito bom por essas as mudanças:
Primeiro que se tornou um campeonato muito maior, dando mais chances dos atletas especialmente as crianças de lutarem mais, um preparar melhor para o Brasileiro, um encontrar com amigos que normalmente só aconteceria em Julho, e o prolongamento dessa competição para dois dias, e agora das equipes femininas mirins, infantis e juvenis, isso sim é que é avanço!!!
Gostaria de salientar que os jovens estão entrando cada vez mais na parte de organização do sumô, dando palestras, idéias, ajudando nas lutas, e outros... E isso é muito importante pois somos, no final de tudo é uma grande equipe e lutamos pela mesma coisa, o desenvolvimento do Sumô, e a paixão pelo mesmo! Assim temos sempre que dividir cada vez mais as tarefas e democratizar as decisões, para que todos deêm tal importância, e se sintam cada vez mais presentes e insubstituivéis em suas ações.
Apesar de ficar bem esgotada ao final da competição,e nem ter lutado, achei maravilhoso o torneio, os atletas que ajudei a treinar me deixaram um tanto orgulhosa, e espero que cada ano possa aumentar mais, e mais, principalmente com atletas de outros países.
Parabens para todos que participaram!!!
Lú
Oi Luciana..!!!!
Felicitaciones y muy buen torneo!!!
Mariano estaba muy contento con el Campeonato de Mirim, y además de haber concurrido a un treino el domingo donde aprendio muchas técnicas de Sumo.
Muchas gracias y...
Viva el Sumo!!!
Olá Machocamacho...
Que bom que Mariano gostou do torneio e do treino, e que treino pesado!!!
Fiquei esperando o Augustin vir lutar... tinha vários meninos da idade dele!
Ano que vem, não tem desculpa traga o menino e uma equipe bem forte!!!
Bjão
Luciana
Postar um comentário