terça-feira, 27 de maio de 2008

GOGATSU BASHO e O MAIOR BABACA DO SUMÔ

Neste domingo terminou o torneio de maio do Oozumo. Se surgirem termos que você não conhece, à direita do blog tem um glossário. Vejam os resultados:


Makuuchi
Yuusho: Kotooshu (14-1)
Shikunsho: Aminishiki (10-5)
Kantoosho:Kisenosato (10-5) e Toyonoshima (11-4)
Ginoosho: Ama (9-6)

Jyuryo: Chiyohakuhou (13-2)

Makushita: Tamaasuka (7-0)
Sandanme: Ogata (7-0)
Jonidan: Homarefuji (7-0)
Jonokuchi: Yashiki (7-0)

Quanto aos nossos amigos brasileiros:

Kaisei (5-2)
Brilhante kachikoshi! Continue assim!

Takaazuma (3-4)
Infelizmente foi makekoshi, mas foi por pouco!

Kainohama (4-1-2)
Deixou de lutar duas lutas por conta de uma contusão, mas garantiu o kachikoshi.

Agora sim, aos comentários... Acredito que a cena mais marcante desse basho foi a luta entre Asashoryu e Hakuhou no último dia do torneio. Todos sabem que eu odeio o Asashoryu e minha opinião é a de que ele deveria ser obrigado a se aposentar pelo Nihon Sumo Kyokai. Novamente ele ultrapassou os limites...


Na luta, Assashoryu já havia ganhado por Hikiotoshi mas, demostrando uma atitude totalmente contrária ao espírito do Sumo, empurra Hakuho que já estava com as duas mãos no chão. A cena, a meu ver ridícula, pode ser vista:

Isso é lá uma atitude que um Yokozuna pode ter? Pois bem, até aí eu já estava acostumado com as malcriações desse lutador, mas a atitude de Hakuho também não foi das melhores... Além de dar uma ombrada, ficou encarando Asashoryu! Tudo isso em cima do Dohyo!

Como pode a associação japonesa ver dois Yokozuna profanarem assim o Dohyo, que é um solo sagrado, e ficar de braços cruzados? Não tenho preconceito nenhum contra lutadores mongóis ou estrangeiros, ora, grandes amigos meus, brasileiríssimos, estão lá, mas sinceramente... Tem alguns passando muito do limite.

Pois é, já elegi: ASASHORYU, O MAIOR BABACA DO SUMO!

Abraços!

Um comentário:

Unknown disse...

sinceramente...o sumo deveria ter apenas lutadores do japão...