quinta-feira, 29 de julho de 2010

Brasileirão 2010 - Comentários

O Campeonato Brasileiro de Sumo foi realizado no Novo Ginásio de Sumo do Bom Retiro, no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

O maior evento da modalidade no país foi marcado por momentos incríveis, que fizeram o público ora se levantar ora se emocionar!!!

A seguir, um breve relato de alguns dos melhores momentos:

1 - Os atletas Carlos Rauch e Edson Dalmagro, do Rio Grande do Sul, foram homenageados pela participação ininterrupta em campeonatos brasileiros por 15 e 10 anos consecutivos, respectivamente. Embora não possuam ascendência japonesa, são atletas fundamentais para a divulgação do esporte no Sul do país, pois são detentores de vários títulos nacionais e internacionais importantes.
São exemplares atletas, que devem nos servir de inspiração!!!

2 - Na categoria "Infantil", Rui de Sá Júnior, do Paraná, sagrou-se bi-campeão brasileiro, vencendo Lucas Aburaya, de São Paulo, numa luta disputadíssima na final. Controversa, foi decidida em duas lutas, pois na primeira os dois cairam ao mesmo tempo! Atualmente a categoria é a que possui o nível mais elevado, com muitos atletas bastante promissores, por isso estar entre os melhores aqui é um grande feito!

3 - No feminino adulto "peso médio" a final foi novamente entre as atletas Juliana Medeiros e Fernanda Rojas! Uma revanche bastante esperada, entre a experiência e a superação.
Juliana é uma das primeiras atletas do Sumo feminino do país e já conquistou vários títulos nacionais e internacionais; já Fernanda é uma das atletas mais esforçadas que conheço, superou uma lesão no pulso, que exigiu inclusive procedimento cirúrgico, e neste ano se saiu melhor. São atletas preciosas ao Sumo brasileiro, pela forma que abraçaram o esporte!

4 - O campeonato foi marcado ainda pelo retorno de Tadashi Takakura, que lutou por São Paulo. De quebra levou o título da categoria adulto "peso leve". Meses atrás, recebi um mail seu dizendo: "Gostaria muito de lutar este brasileiro, para mostrar para minha filha, pois ela nunca me viu lutar..."; e o resultado foi que mostrou um sumo espetacular, técnico e eficiente. Vitorioso. Pode mostrar o melhor Sumo para sua filha, que vai guardar a imagem do pai vitorioso em seu coração!

5 - A seletiva para o mundial juvenil, último evento do Brasileirão, foi muito emocionante, pois os lutadores deram o máximo de si. Uma pena que estava aberta apenas uma vaga por peso. Falarei dos vitoriosos em post próprio. Falarei aqui dos lutadores que bateram na trave, apesar de lutarem muito bem. Destaco os atletas Matheus Cruz, da Norte, um dos lutadores mais novos a disputar a seletiva; Fabiano, da Nova Central; Max Silva, do ABC; Joice dos Santos, Nova Central...

6 - No adulto "absoluto", destaco o atleta Jonas Angelim, de Santo Amaro, que apesar de novo no esporte e ser menor que os demais finalistas, conquistou a terceira colocação, vencendo claros favoritos a disputar o título.

7 - Por fim, destaco ainda aqueles que fizeram valer o favoritismo e mantiveram o título conquistado nos anos anteriores: as irmãs Janaína e Jaqueline Silva (Feminino "Absoluto" e "Pesado"); a equipe do Paraná na categoria Juvenil e Sudoeste, no Adulto; a atleta Dorotéia da Costa, da Sudoeste, no Feminino "Infantil; e Luciana Watanabe, no Adulto "Leve".

Este que vos escreve conquistou o título da categoria adulto "Absoluto". Muito obrigado pela torcida!!!

O campeonato foi muito mais que estas breves linhas, mas é impossível escrever todas as coisas boas que vi! Parabenizo a todos os participantes e espectadores!!!

Abraços!!!

Nenhum comentário: