sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Era só o que faltava...

Ouvi algo que foi um grande soco no estômago!

Algumas pessoas ligadas o Sumo brasileiro (por uma questão de polidez não citarei nomes) andaram dizendo que nossa viagem para a participação do World Games tomara tempo demais, que nossa passagem pelo Japão fora descabida e que tudo não passou de motivo para fazermos turismo.

Essa manifestação fere meus sentimentos e em resposta quero ressaltar os seguintes pontos:

1 - Toda a organização para a arrecadação da verba necessária para nossa viagem foi feita por nós mesmos: bolamos as rifas, corremos atrás dos prêmios, batemos em portas de empresas para pedir patrocinio.

2 - Ainda assim, o montante arrecadado desta forma foi utilizado apenas para os gastos do World Games, ou seja: passagens aéreas, taxas, vistos e hospedagem.

3 - Nossa passagem pelo Japão fora custeado por nós mesmos. Tooru e Ricardo, por exemplo, ficaram hospedados na casa de suas respectivas irmãs e a BRASTEL nos ajudou por lá.

4 - Outra coisa: no Japão procuramos desenvolver atividades relacionadas ao Sumo, para que possamos crescer ainda mais no esporte e ajudá-lo a se desenvolver no Brasil.

5 - Durante nossa preparação para o World Games, fizemos treinos, apresentações e ainda saímos para vender rifas e, entretanto, em nenhuma dessas ocasiões estiveram presentes quaisquer das pessoas que teceram tais críticas, demostrando total falta de interesse pelo nosso projeto.

6 - Todo nosso esforço fora feito com um único objetivo: Não deixar o Brasil passar o vexame de não ser representado no World Games.

Assim, apresento os mais profundos agradecimentos à todos aqueles que de alguma forma nos ajudaram, mas não posso permitir que críticas descabidas e improdutivas sejam livremente propagadas.

Nos esforçamos ao máximo, tanto aqui como lá, e isso merece ser reconhecido.

2 comentários:

Lucio Luiz disse...

Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, que foi bastante útil para eu escrever uma reportagem sobre sumô no site Papo de Gordo. Querendo fazer alguma crítica sobre a reportagem, ela está no link http://www.papodegordo.com.br/index.php/2009/08/14/sumo-brasil-japao-mundo-historia-lenda-campeonatos/

Anônimo disse...

Meu (nosso), testemunho do esforço, competencia e honestidade, com que você TAKA e seus colegas (atletas),se dedicam ao sumô, em nossa Cidade, Estado e País. Não dê ouvidos aos intrigantes de plantão, pois oxalá tivessemos mais atletas representando o Brasil, como voce(s) o fazem: sem dinheiro, sem patrocinio, mas com muita paixão pelo sumô e por nossas cores.
Parabens pela vitória da persistencia.
JOSÉ ARNONE FILHO