sábado, 29 de agosto de 2009

CAMPEÕES EM OUTROS ESPORTES

Muitos lutadores procuram o Sumo para melhorar em outros esportes. É sabido que o Sumo reúne técnicas tradicionais de fortalecimento da pessoa, que são muito importantes para a vida do lutador.

Destaco aqui alguns ilustres esportistas, que já praticaram o Sumo no Brasil:

CHIAKI ISHII
Chiaki Ishii foi é primero medalhista olímpico do Brasil no Judô. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Monique, em 1972. Ganhou ainda a medalha de bronze no mundial de Judo de 1971.

Suas filhas, Tânia e Vânia são também judocas e representaram o Brasil em várias ocasiões.




No Sumo, a passagem de Ishii foi memorável. Treinando pela equipe de São Paulo, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1968 e1969 e a terceira colocação no Brasileirão de 1976!


Machida é o atual campeão da Ultimate Fighting Championship - a UFC - ou seja, de Vale-Tudo. Nascido em Salvador, Bahia, foi criado em Belém do Pará. Sua família é bastante tradicional no Karate, estilo Shotokan. Nesta modalidade, conquistou o título panamericano em 2001.

Começou a treinar Sumo aos 12 anos de idade, em Belém do Pará. Disputou o Campeonato Brasileiro de Sumo em 2000.


Assisti várias de suas lutas e é óbvio que o Karate prevalece, mas é bastante claro que a base dele é diferente e aplica alguns golpes com as características do Sumo.

MASUMI TAKAYAMA
Atleta da seleção brasileira de Kendo que disputou o 14º campeonato mundial nos dias 28 e 29 na cidade de São Bernardo do Campo. Conquistou a terceira colocação por equipes!
Lutou Sumo pela equipe de São Paulo até a categoria juvenil.

[Masumi Takayama - à direita]

EDSON KUDO
O técnico da seleção brasileira de Luta Olímpica foi lutador de Sumo da equipe de São Paulo na década de 80. Além de ser um dos maiores atletas é ainda um dos grandes divulgadores da modalidade no Brasil, além de faixa preta no Judo.


ALAN GALVÃO
O atual campeção brasileiro dos pesos médios é também o terceiro colocado no campeonato mundial de Jiu Jitsu esportivo, na categoria pesadíssimo adulto faixa preta, que aconteceu neste ano no ginásio do Ibirapuera, no dia 17 de julho!

Um comentário:

machocamacho disse...

Alan además de eso es muy humilde y buena persona...!