quinta-feira, 26 de junho de 2008

NOVIDADES PARA O BRASILEIRÃO 2008! (2)

II - REGRAS DO CAMPEONATO (Marquei em azul as novas regras)

1 - A formação das equipes deverá ser apresentada até o dia 18 de julho de 2008, gravadas em CD e com 12 cópias impressas. É indispensável o número do RG de cada atleta;

2 - Nas categorias individuais, cada regional poderá participar com quantos atletas quiser;

3 - Na categoria adulto, cada regional poderá participar com até duas equipes; na eventualidade de classificação de duas equipes da mesma regional, somente será computada a pontuação da equipe melhor classificada;

4 - As atletas das equipes femininas deverão ser maiores de 15 anos;

5 - As equipes que não conseguirem completar o número de atletas de determinada categoria poderão recorrer a atletas da categoria imediatamente abaixo, desde que estejam devidamente registrados como participantes do campeonato;

III - Regras da seletiva para o mundial (Marquei em azul as novas regras)

1 - Participará do campeonato mundial o campeão de cada categoria, tanto no masculino como no feminino;

2 - Na eventualidade de um mesmo atleta sagrar-se campeão das categorias absoluto e pesado, o segundo colocado da categoria pesado será selecionado;

3 - Equipe brasileira no Mundial Adulto: no masculino, categorias leve, médio, pesado e absoluto, 1 atleta por categoria; no feminino, categorias leve, médio e pesado, 1 atleta por categoria;

4 - Mundial de Juniores: somente a equipe masculina participará, nas categorias leve, médio e pesado, com 1 atleta por categoria. A classificatória será disputada no sistema de repescagem.

É isso!!!

Até mais!

NOVIDADES PARA O BRASILEIRÃO 2008! (1)

No último domingo aconteceu a reunião que definiria os principais pontos para o Campeonato Brasileiro de 2008. Seguem os principais tópicos fixados:

I - PROGRAMAÇÃO DO CAMPEONATO:

1 - Data e Local: Dias 19 e 20 de julho de 2008, no Parque da Água Branca, à rua Germaine Buchard n°451, São Paulo, SP

2 - Construção do Dohyo: Dias 16 e 17 de julho de 2008, à partir das 9 horas. As pessoas interessadas em ajudar na construção pode aparecer por lá.

3 - Reunião dos representantes das regionais: Dia 18 de julho às 15 horas.

4 - Dohyo Matsuri (Cerimônia de inauguração do Dohyo): Dia 18 de julho às 17 horas pelo monge Shinichi Kato.

5 - Programa do dia 19 de julho:
8 horas: abertura;
9 horas: início das disputas das categorias masculinas;
11:30 horas: demonstração da equipe japonesa.
6 - Programa do dia 20 de julho:
8:30 horas: início das disputas das categorias femininas e finais das categorias masculinas;
13 horas: disputa do Campeonato Sulamericano, com participação do feminino;
15 horas: disputa do Torneio da Amizade Internacional;
18 horas: encerramento
É isso!
Até mais

OLIMPÍADAS DOS IMIGRANTES

Entre os dias 14 a 21 de junho, em comemoração ao centenário da imigração japonesa, a fundação Eder Jofre organizou primeira edição das Olimpíadas dos Imigrantes e o Sumo não poderia estar de fora!


Foram vários dias com competições de diversas modalidades esportivas, como futebol, Judo, atletismo, tênis de mesa etc. e apresentações de artes marciais como o Aikido (segundo os entendidos no assunto, o Aikido não permite competições).

A mini competição de Sumo aconteceu na sexta-feira, dia 20 de junho. Como não participei deste evento, nada tenho a falar, mas a Luciana Watanabe participou e enviou algumas fotos do evento!




[Pessoal do Sumo compareceu em massa]



[Preparação para o mini torneio]

[Pessoal do Kendo, Aikido e... Luciana??!! O que você está fazendo aí??]

[Em pé: Leandro Monma; Natália Takabayashi; Meire Uehara, Luciana Watanabe e Suleiman Oweis. Sentados: Zenichi Kubagawa; Hossamu Kagohara; Lucas Aburaya e Gabriel Kudo]

[Hora de tietagem: O mesa-tenista Hugo Oyama estava lá]

APRESENTAÇÃO NO SESC RIBEIRÃO PRETO

Em meio a uma correria danada fiz uma apresentação/aula de Sumo no SESC Ribeirão Preto, como parte do calendário de eventos que comemora o centenário da imigração japonesa. Estava contando com a presença de três atletas mas, por conta de problemas pessoais dos atletas que convoquei para a apresentação, fui só com a Luciana Watanabe.


[Teve gente que quis desafiar Luciana... Haja coragem...]


Bom, desta vez resolvemos ir de ônibus de linha, o que foi um enorme erro. Ficar carregando aquela lona de apresentação para cima e para baixo não é nada mole. Aquilo é pesadíssimo e não possui um formato muito adequado para carregar, fica escorregando de um lado para outro...


[Não é que ele quis colocar o mawashi mesmo??!!]


Quanto à apresetação, foi um sucesso! Desta vez resolvi levar um mawashi à mais para que, se houvesse algum voluntário, pudesse participar mais à caráter. A idéia deu muito certo: Bastou eu oferecer para que as crianças se manifestassem! Devia ter levado mais mawashi!


[Empurra, Empurra!!!]


As pessoas se divertiram e muitas delas perguntavam onde poderiam treinar. É uma pena que não existam opções para a prática no interior. Em todas as cidades que visitei neste ano, as pessoas estavam muito interessadas em treinar.


[Criançada reunida]


Quanto à recepção, além do padrão SESC de qualidade que, com certeza é uma das melhores deste país, contamos com a simpatia dos organizadores do evento. Nos sentimos em casa! Até nos permitiram assistir a uma peça teatral!


[Shiko!]


Um grande abraço a todos do SESC Ribeirão Preto e muito obrigado pelo carinho!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

PRÍNCIPE NO BRASIL

[Pessoas de todas as idades foram ver o príncipe]

Na última sexta-feira, às 10:00 da manhã fui ver o Koutaishi (príncipe herdeiro) Naruhito passar pela rua Galvão Bueno na Liberdade. Vários velhinhos se amontoavam para ao menos dar uma olhadinha no principe ou receber seu olhar. Deu dó deles... Passaram tantos carros e tão rápido que muitos deles ficaram perdidos procurando de um lado para outro e quando deram conta, o homem já tinha passado.

[A Liberdade ficou toda enfeitada para receber o príncipe]


[Os senhores e senhoras do Rojin Kurabu - Clube de idosos - fizeram até um cartaz saudando o príncipe]


Puxa, para quê passar tão rápido? Por que janelas fechadas? Achei que o protocolo imperial exagerau demais! Em 1997 quanto seu pai, o Tenno Heika (imperador do Japão), passou nas mesmas ruas do bairro oriental, todos puderam vê-lo, pois acenava de janelas abertas, com o carro passando bem devagar.

[Consegui bater uma foto do príncipe!]



E o que isso tem a ver com o Sumo?



[Multidão na Liberdade]


As citações mais antigas sobre o Sumo encontra-se no livro Kojiki (“Tempos Antigos”). Trata-se do documento escrito mais antigo em japonês, datado do ano 712 de nossa era. Relata-se uma lenda acerca da posse e unificação das ilhas que formam hoje o arquipélago japonês por meio de uma luta de Sumo entre os deuses.

Segundo o livro, cerca de 2500 anos antes, os deuses Takemikazuchi e Takeminakata lutaram de um lado a outro do Norte ao Sul e do Mar do Japão ao Pacífico, até que o último finalmente perdeu. O controle das ilhas foi cedido aos homens ligados ao deus vencedor, que eram os ascendentes da família imperial japonesa. É por isso que até hoje o imperador vai pessoalmente assistir o hatsubasho (primeiro torneio do ano) todos os anos.

Ok, chegamos ao ponto: O Naruhito Koutaishi só é príncipe herdeiro por causa de uma luta de Sumo!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Aula de Sumo em Suzano


[Alunos e professores bastante animados para a aula de Sumo]

Na segunda-feira, dia 16/06, pela manhã, fiz uma pequena demostração de Sumo no SESI de Suzano para alguns alunos de um centro de convivência, com a Luciana Watanabe.


[No final do jogo, só os jogadores adversários ficaram felizes em tirar foto comigo!]


Por conta do tremendo frio que estava fazendo (acho que fora um dos dias mais frios do ano) resolvemos fazer um aquecimento diferente! Jogamos futebol! Tá aí uma coisa que sou péssimo... Acabei contribuindo decisivamente para o afundando meu time. Acho que o placar final foi uns 7 a 5...


[Pessoal fazendo koshiwari]


[Luciana ensinando o tachiai]



Bom... Mas como o blog é sobre Sumo, vamos lá... A apresentação consistiu em alguns exercícios de aquecimento, shiko, koshiwari, deashi e lutas. Os alunos se mostraram bastante entusiasmados e com bastante pique para lutar, mesmo depois de terem corrido tanto na quadra minutos antes (diferente de mim, que estava já botando os bofes para fora!)

[- Deve pensar que está segurando um prato!]

[Seguuuura!]


É isso... E um grande abraço aos professores e alunos do Centro de Convivência.


[Muita concentração]

terça-feira, 17 de junho de 2008

CAMPEONATO REGIONAL NORTE

Neste domingo tivemos o campeonato da Regional Norte em Salto, interior de São Paulo. A equipe da Norte realizou um belíssimo campeonato, que teve como ponto alto a apresentação de artistas vindos do Japão, malabaristas, dançarinos e cantores que, em homenagem ao centenário da imigração japonesa, fizeram um espetáculo único.


[Taiko uchiwake. Os músicos tocaram tambores no estilo tradicional do Sumo! Uma rara oportunidade de ver no Brasil]



[Malabarismos com sombrinhas, argolas, bolas, malabares...]


[O leão saiu distribuindo sorte em suas "mordidas"]


[Música e dança! Algumas pessoas ficaram bastante surpreendidas em saber que se tratava de um homem!]


Outro importante momento foi o batizado de três crianças pelo grande campeão daquela equipe, sr. Kiyota. Diz-se que se a criança é batizada sobre o dohyo, por um lutador de Sumo, crescerá forte e saudável! Ninguém melhor que o veterano Kiyota para benzê-los! Dono de grande força e jovialidade, até pouco tempo atrás lutava comigo nos campeonatos, apesar de décadas mais experiente que eu.

[Sr. Kiyota fazendo o dohyoiri com uma criança no colo]


[Grandes campeões da Norte se confraternizam]

Bom, quanto às lutas, no meu ver, merecem também destaque:

1 - A grande surpresa do campeonato foi o atleta da casa Vitor Alexandre, da categoria "Mirim B" (Atletas de 10 e 11 anos de idade). Em sua categoria, sagrou-se campeão, vencendo na final o favorito Vitor Repúlio (NC). Disputando na categoria "Mirim A", para atletas de 12 e 13 anos, ficou em segundo lugar, vencendo o atual campeão brasileiro da categoria, Lucas Aburaya (SP) e perdendo a final para outro atleta da casa, Matheus Cruz.

[Atletas premiados na categoria Mirim B]



[Final da categoria Mirim B, com Vitor Alexandre vencendo Vitor Repúlio por yoritaoshi]

2 - Outro destaque foi Guilherme Fagundes, também da Norte. Ficou em terceiro colocado tanto no infantil como no juvenil. Nesta última, venceu Suleiman Oweis, o atual campeão brasileiro.

[Vencedores do infantil]

3 - No Feminino Infantil, vitória de Rafaela da Cruz (N), que superou a dor para derrubar as adversárias!

4 - No Adulto, estava presente o Tooru Kozaihira, que neste ano lutará pela equipe da Norte. Várias vezes campeão brasileiro e detentor de importantes títulos internacionais, é um dos lutadores ativos mais experientes no cenário do Sumo brasileiro.

É isso!

Programa "Quem Pode Mais"

No dia 12 de junho gravamos o programa "Quem Pode Mais" da TV Bandeirantes, apresentado pela Daniela Cicarelli. Tratou-se de um bloco de seu programa, veiculado aos domingos à tarde, que homenageou o centenário da imigração japonesa.

[Karina, Daniela e Yuki]

Estavam presentes: representando a beleza nipônica, a Miss Centenário, Karina Eiko Nakahara e a modelo de sucesso Yuki Minakawa; a gastronomia, o sushiman Kenzo; e as artes marciais, mais especificamente o Sumo, eu e meu irmão.


[Yoshi, Kenzo e seu filho]



Fizemos apenas algumas lutas e explicamos algumas coisas sobre o Sumo. Gostei da reação das pessoas que estavam por perto: "Não imaginava que fosse algo assim tão forte e impactante!"

Não assisti ao programa neste domingo, pois estava no campeonato da Regional Norte, mas quem assistiu disse que o resultado foi ótimo.


[Yoshi, Daniela e eu]


É isso!