terça-feira, 22 de abril de 2008

SUMO X HUKA HUKA


[Aqui, eles estão vestidos e pintados como manda a tradição]

[Integração entre os lutadores de Sumo e os de Huka Huka]

Neste final de semana participei de um evento interessantíssimo em conjunto com alguns lutadores de huka-huka vindos diretamente do Xingu.
Os que participaram aprenderam muito sobre a cultura deles, que em muitos pontos se parece com a japonesa. Descobrimos que eles comem muito peixe; que lutam numa espécie de obon (kuarup - festival em homenagem aos antepassados); e que respeitam muito suas tradições.

Nosso aprendizado foi grande e chegamos a várias conclusões: mesmo tão longes nós somos todos irmãos; a preservação de nossa cultura é muito importante, pois sem ela perdemos nossa origem e é ela que separa o joio do trigo; e que os verdadeiros donos dessa terra tem muito a nos ensinar.

Quanto à disputa entre Sumo e Huka Huka, ficou bem claro que nas nossas regras nós ganhamos e nas deles eles ganham. Nada mais natural, pois apesar de esteticamente semelhantes, as diferenças são muito grandes.

Infelizmente não pude sacar fotos durante o evento, pois o SESC vetou.


[A Luciana até fez uma tatuagem indígena]

É isso!

Até mais!




Um comentário:

BRUNO disse...

Muito arretado!
Sou fã de Sumô!
Adoraria poder praticar, mas infelismente moro em uma cidade pequena do inetrior de Pernambuco e aqui não existe pranticanted, acho até que em meu Estado não existe.
Deve ter sido muito legal o encontro com os índios, é um penas vocês não terem postado imagens.
Um dia quero conhecer o treinamento de voCês!
Boa sorte, abraços!

BRUNO LARANJEIRA FERRAZ

Ps.: Porque o Sumô ainda não é um esporte Olímpico?