sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

MOCHI TSUKI



















OK, já estamos em 2008, mas continuarei postando coisas sobre 2007, enquanto ainda não acontece nada de novo.

Vou falar sobre o tradicional evento que participei, o MOCHI TSUKI, no dia 30/12/2007 em um templo budista (perdão aos leitores, mas é que não me lembro do nome do templo) nos arredores da estação chácara Klabin do metrô. Na verdade, não guarda uma relação muito estreita com o Sumo, mas resolvi postar aqui porque participaram também algumas personalidades importantes do Sumo no Brasil e das artes marciais nipônicas em geral.




Cerca de 30 pessoas participaram, destacando-se a presença do Sr. Kuroda, Sr. Onishi e Sr. Shida (para quem não o conhece, ele foi um grande lutador da equipe do ABC além de ser um grande colaborador do Sumo no Brasil, sendo massagista nos campeonatos brasileiros) do Sumo; e do shihan Morishita, do Karate.


O MOCHI TSUKI significa, literalmente, algo como "socar o mochi". O mochi é o bolinho de arroz indispensável na preparação do "Ozoôni" que tradicionalmente todo o japonês come no primeiro dia do ano. Fui então ajudar a preparar o tal do bolinho de arroz.

























O preparo é teoricamente bastante simples: Cozinha-se a vapor o arroz mochi, um arroz especial, mais grudento que o arroz japonês regular, até que fique macio e grude quando amassado entre os dedos; coloca-se num pilão de pedra ou madeira chamado usu, e soca-se com uma espécie de martelo de madeira, molhando-se e vidando-se a massa regularmente; por fim, quando o arroz se tornar uma massa homogênea, moldam-se pequenos bolinhos.

Apesar de divertido é bastante cansativo participar de um MOCHI TSUKI mas é, para aqueles que acreditam, garantia para uma boa entrada de ano!

2 comentários:

Unknown disse...

E ae Taka!!! Blz??
Mto legal o seu blog, parabens!!
O mochi tava mto bom!!(a dani ta falando q tava mto bom mesmo!!)
abraço!!!

TAKA disse...

Opa!!!
Valeu kenchan!
Comi todo o moti no dia primeiro mesmo! Para me entupir de sorte!
Abraços!!!
TAKA