domingo, 9 de dezembro de 2007

Dá-lhe Cida!!!

Nesse final de semana fui ao Boonenkai (tradução literal: "festa para esquecer o ano que passou", ou seja, confraternização de fim de ano) do pessoal da Nova Central/Guaianazes.

A festa aconteceu na casa da atleta/maneger/colaboradora/diretora dessa equipe, Cida Lima. Só tenho a tecer ótimos comentários:

1 - A comida estava muito boa! Chuurasco, saladas, salgadinhos, doces... hum... tudo o que há de melhor!
2 - Houve um animadíssimo amigo secreto de chocolates!
3 - Fui muito bem recepcionado pelo carinho do pessoal!

Mas o melhor mesmo foi a presença de muitos atletas acompanhados de seus pais. Isso comoveu-me bastante! Lembrei-me dos bons tempos passados, em que minha equipe estava sempre cheia de gente.

Antigamente, toda a família participava dos treinos. As mães preparavam o almoço, que era sempre muito gostoso... A comida tinha um sabor todo especial, materno, caseiro, que só lá podia ter. Lembro me bem da cena: Os pés eram sujos de terra; o sol ardia demais; as mãos estavam limpas, porque a mãe mandou lavá-las; e comíamos correndo para poder brincar. Ainda posso citar alguns dos pratos que elas faziam: Chankonabe, Sanshokudomburi, Strogonoff, Kare Raisu, Macarrão com frango, Hiyashichuuka...

Enquanto isso, os pais incentivavam os filhos. Assim mesmo no plural, porque todos os atletas tinham muitos na hora do treino. Observavam atentamente e davam sua opinião, isso quando não resolviam subir no dohyo e ensinar pela prática. O meu era sempre um pouco mais exagerado que os demais... Chegando em casa, eu e meu irmão ficávamos fazendo shiko virado para a parede ou matawari.
Tinhamos ótimos eventos, como o pic nic anual, que era aguardadíssimo; o churrasco de encerramento do Campeonato Brasileiro, em que comemorávamos as vitórias conseguidas; e os Boonenkais e os Shinnenkais (festa de ano novo), sim, festejávamos tanto o fim do ano como o ano novo, ou seja, em menos de quinze dias, duas festas! Nesses eventos, cada mãe preparava um prato especial. Participava tanta gente...
Ah, bons tempos!
Pois bem, o que fez desse Boonenkai maravilhoso, foi a presença conjunta dos atletas e dos pais, como antigamente. Isso me fez ter a esperança de ver novamente esse clima familiar e acolhedor que só o Sumo tinha.
A equipe da Nova Central está fazendo um ótimo trabalho. Parabéns a todos os diretores dessa equipe: Gilson Repúlio, Luciano Soares, Tooru Kato, Família Kimoto, Ricardo Aoyama, Luciana Watanabe e companhia.
Mas quero fazer uma menção especial para Cida Lima! O trabalho que tem feito no CEU em Guaianazes está conseguindo grande sucesso, apesar das adversidades, e seu esforço está sendo fundamental para a preservação do Sumo no Brasil! Dá-lhe Cida!
Abraços!

Um comentário:

Luciana disse...

Não posso deixar de falar da Cida...
Com certeza é uma pessoa batalhadora, e temos que admitir, toda essa turma que ela conseguiu juntar e formar em Guaianazes não é para qualquer um não!!!
Só tenho que lhe dar os Parabens, pois mesmos com tantos nãos que ela já ouviu, está sempre alí e cada vez mais forte!!!
Continue assim, certa de que bons frutos virão...