segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

ALGUMAS EXPLICAÇÕES

Ok, ok, ok...

Devo algumas explicações quanto ao Mundial, em especial quanto à verba que possibilitou nossa viagem.

No meu último post durante o mundial, reclamei das dificuldades dos atletas em irem ao mundial e blá blá blá. Admito que estava de cabeça quente e que muitas vezes (ultimamente ando achando que na maioria) escrevo as coisas por impulso, sem pensar muito. Portanto, seguem as correções:

1 - Saiu dinheiro do Governo.

Durante a nossa viagem, saiu uma verba do governo que ajudou a custear as passagens. Quanto aos meandros que se tomaram para que o o dinheiro surgisse, não me perguntem, não sei de nada. Mas o fato é que muito embora essa ajuda tenha acontecido, há de convir que veio muito em cima da hora, causando certa confusão.

Era certa a nossa ida para o mundial, pois de uma forma ou de outra, com o dinheiro do governo ou com o nosso suado, estavam garantidas as passagens.

Sem desmerecer os atletas que conquistaram a vaga com a desistência de outro atleta (ora, acredito que nosso país foi muito bem representado por estes), é preciso admitir que existir tantas desistências caracteriza instabilidade e fragilidade incompatíveis com uma equipe que fora designada para defender as cores de uma nação.

2 - Nosso dinheiro.

Na reunião que fora decidido que cada regional seria responsável pelo pagamento de 2/3 das despesas do atleta durante o Mundial, ou seja, R$ 4000,00, fora decidido que esse montante não seria devolvido para as regionais no caso de sair dinhero do governo, pois seria uma injustiça muito grande com aqueles que cederam sua vaga para outro atleta por não poderem buscar recursos para disputar o mundial.

Ocorre que em algumas equipes (não em todas), quem ficou responsável pela captação de recursos foi o próprio atleta. O que gerou certa complicação, pois estes passaram a maior parte do tempo correndo atrás do dinheiro, deixando até mesmo os treinos de lado.

Cabe aqui esclarecer que: A CBS, em reunião democrática, chegou à conclusão de que deveria a EQUIPE, em que pertence o atleta, arcar com as despesas, e não o atleta; na mesma reunião, em que todos os dirigentes foram devidadente convocados e a maioria estava presente, definiu-se que o dinheiro não seria devolvido em caso de ajuda do governo, não havendo nenhuma posição contrária ao determinado; a CBS está estudando novas formas para não prejudicar os atletas.

----------------------------------------------------------------------------------

Em suma: FOI COM A AJUDA DO GOVERNO QUE PARTICIPAMOS DO MUNDIAL. Admito que, parcialmente, não cabe aqui o chavão de que o governo não ajuda o esporte amador.

Mas ainda tenho muitas críticas em relação à forma como o governo funciona. E isso sim, não vai sair do chavão: é ineficiente, corrupto, lento, imoral, desrespeitoso e blá, blá, blá. Num mundo ideal, nunca mais precisaríamos do dinheiro do governo; e é nesse sentido que idealizo o futuro do Sumo no Brasil: um esporte forte, unido, grandioso e independente. Mas isso tudo é uma opinião pessoal, por isso prefiro não me alongar aqui. Quem quiser saber mais a respeito, procure-me pessoalmente.

Abraços!

Nenhum comentário: