Quem nos cuidou em nossa passagem foi Carlos Suarez, com seu inseparável amigo, senhor Fernando. Eles foram muito atenciosos e nos supriram de todas as nossas necessidades, e se tornaram grandes amigos!
Treinamos com alguns atletas argentinos na véspera do show e ensaiamos a apresentação. Participamos do churrasco de confraternização de fim de ano, um verdadeiro asado criollo, com muito chorizo (linguíça) e morcilla (choriço)! Ahn, não poderia me esquecer do choripan (pão com linguíça)! Os lutadores portenhos nos receberam maravilhosamente bem e nos divertimos muito! Destaca-se aqui que Luciana encontrou uma atleta para treinar, o que é ótimo, pois conhecemos bem a dificuldade de divulgar o Sumo entre as mulheres.
Nossa apresentação foi bem simples. Ingressamos no dohyo de plástico cedido pela Confederação Argentina de Sumo, fizemos chirichouzu, shiko (como os profissionais) e lutamos. Repetimos isso três vezes: na primeira, uwatenage; depois tsuridashi; e por fim, um golpe que parecia um tsuriotoshi. Simples, rápido e, principalmente, real, pois a maioria das modalidades que se apresentaram mostraram apenas atividades ilustrativas como, por exemplo, o quebramento de pedaços de madeira com pontapés e socos, o que, com todo o respeito às artes marciais, trata-se de inutilidade, "confete". Nós realmente lutamos, o que arrancou admiração de todos os esportistas que se apresentaram, que nos vieram cumprimentar logo após a apresentação.
O organizador do evento, senhor Carlos Suarez ficou bastante contente e já nos adiantou que em 2008 levará o evento para Córdoba, sugerindo que nessa ocasião convidará atletas brasileiros novamente.
Outro momento importante da viagem foi o jantar com o Sensei Soma, presidente da federação argentina de Sumo e vice-presidente da federação sulamericana de Sumo. Além de nos agraciar com a comida, nos presenteou com uma agradável conversa sobre o espírito do Sumo e sobre o futudo do Sumo no mundo e na Argentina. Mas a triste notícia era de que estaria se aposentando, deixando os cargos de que é titular para pessoas "jovens".
Por fim, gostaria de agradecer a todos da Confederação Argentina de Sumo e aos nossos novos amigos, senhor Carlos e Fernando!