sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BRASILEIRÃO E SULAMERICANO 2012 (11) - Reportagem feita pela AT11

A reportagem abaixo foi veiculada pela AT11 (CLIQUE AQUI para conhecer a AT11)


Sumotori Luciana Watanabe conquista 10º título brasileiro



sumotoriA suzanense Luciana Montgomery Watanabe conquistou o 10º título Brasileiro de Sumô pela categoria leve (65kg), em São Paulo. A atleta da equipe Nova Central de Sumô, se consagra como uma das maiores lutadoras da modalidade no Brasil.  
Após ter conquistado o brasileiro na categoria leve, Luciana foi convidada a representar o Brasil no torneio Sulamericano, onde também conquistou o título na categoria individual peso leve e terceira colocada na categoria Absoluto, garantido classificação para o Campeonato Mundial de Sumô que acontece ainda este semestre em Hong Kong, na China. 
A agora decacampeã brasileira (2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012) na categoria adulto leve (menos de 65 quilos), se dedica a modalidade há 12 anos, tendo conquistado importantes resultados nos últimos anos. 
Luciana foi homengeada no campeonato com diploma pela inédita conquista do 10º título brasileiro consecutivos na participação no Campeonato Brasileiro. “Esse foi o meu 10° título Brasileiro de Sumô na categoria leve feminino. Estou extremamente feliz, esse foi um dos melhores campeonatos em termos de resultado que já obtive, pois minha Equipe Nova Central foi campeã na categoria adulto feminino. Eu ganhei na categoria leve, assegurando uma vaga para o Campeonato Mundial em outubro, e na categoria absoluto fiquei em terceira colocada. É um prazer imensurável. Obrigada a todos que fizeram esses momentos tão bons existirem”, destaca Luciana.
Este foi o 51º Campeonato Brasileiro de Sumô Masculino e o 15º Campeonato Brasileiro Feminino. O Brasileiro foi disputado nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto, por equipe ou individual, nas modalidades masculina e feminina. 
No domingo houve também o campeonato Sulamericano com as  equipes da Argentina, Paraguai, Venezuela e Brasil. Nessa competição a atleta sagrou-se pela quarta vez campeã na categoria Leve feminino , chegando a ser também vice-campeã na categoria Absoluto e integrando na equipe do Brasil feminino e sendo a equipe Campeã do torneio.  No masculino adulto a equipe do Brasil também se tornou campeã. 
De origem milenar, o sumô é um esporte de contato originário do Japão em que os lutadores têm como objetivo empurrar o adversário para fora do dohyo (arena circular) ou derrubar o oponente fazendo-o tocar ou encostar no chão alguma parte do corpo, exceto a sola do pé. 
No Campeonato Brasileiro, a Nova Central, comandada pelo sensei mogiano Tadaaki Kimoto, conquistou o segundo lugar na contagem geral no feminino. Os atleta Ricardo Aoyama  (Mogi das Cruzes) foi  campeão nas categorias médio masculino e nos campeonatos Brasileiro e  Sulamericano, também assegurando uma vaga para o campeonato Mundial. As atletas Tamires Santos e Thuanny Caroline se classificaram na seletiva para a equipe Junior que  também  representará o Brasil no Campeonato Mundial de Sumô em  Honk Kong. " O dificil agora será conseguir patrocinio para enviar nossa equipe para o campeonato Mundial", destaca Luciana.

Nenhum comentário: