segunda-feira, 30 de julho de 2012

BRASILEIRÃO E SULAMERICANO 2012 (7) - Reportagem do Jornal Nikkei Shinbum (2)

Segue a reportagem publicada no Jornal Nikkei Shimbum sobre o Brasileirão e Sulamericano! CLIQUE AQUI para conhecer o site do jornal nipo-brasileiro. 

SUMÔ: Sudoeste conquista título pelo 8º ano consecutivo; Brasileiro define representantes para o Mundial de Hong Kong

A Confederação Brasileira de Sumô realizou nos dias 21 e 22, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão (antigo Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi), no Bom Retiro, em São Paulo, o 51º Campeonato Brasileiro Masculino, 15º Campeonato Brasileiro Feminino, 17º Campeonato Sul-Americano Feminino e 5º Campeonato Sul-Americano Feminino.


Equipe Sudoeste conquistou os titulos no masculino e no feminino (foto: Aldo Shiguti)

No Sul-Americano, o destaque ficou por conta da participação inédita de uma delegação da Venezuela. Na disputa por equipes, a Venezuela ficou em segundo no feminino e em terceiro no masculino.
Entre as mulheres, as venezuelanas subiram no pódio em todas as categorias, sendo que em três pesos – médio, com Ofélia Barrios, e pesado, com Maria Cedeño – foram no lugar mais alto.
A “estrela” da equipe foi Maria Ceñedo, que conquistou os títulos nas categorias Pesado e Absoluto enquanto no masculino, seu compatriota, Juan Castro, ficou com a medalha de ouro na categoria Pesado – o venezuelano não competiu na Absoluto por motivo de contusão.
Na final da categoria Pesado, Maria Cedeño, de 1,75 m e 175 quilos, a paranaense Janaína Silva, de 150 quilos, fizeram um dos confrontos mais aguardados pelo público. No final, a venezuelana levou a melhor e ficou com o título. Na Absoluto, foi a vez da leve Luciana Watanabe medir forças contra Cedeño, e mais uma vez a vitória ficou com a Venezuelana.


Issao Kagohara, Victor Kobayashi e Morio Tsuchiya (foto: Aldo Shiguti)

À reportagem do Jornal Nippak, Maria Cedeño, de 23 anos,não escondeu sua alegria e disse estar muito emocionada. Praticante de sumô há apenas três meses – é adepta também do sambo (luta russa que utiliza técnicas do judô, jiu-jistsu e luta livre olímpica) – Cedeño afirmou que seu desempenho em território brasileiro a credencia a continuar seguindo em frente.
Janaína, que este ano não teve a companhia da irmã, Jaqueline – não participou por motivos particulares – explicou que fez uma boa luta, “mas faltou um pouco mais de força”. “Era o dia dela”, admitiu ela, que faturou o primeiro lugar nas categorias pesado e absoluto do 5º Campeonato Sul-Americano Feminino.
Quem teve motivos para comemorar foi o brasileiro Mario Frabetti. Segundo colocado no Campeonato Brasileiro, na categoria Absoluto – perdeu para seu companheiro de equipe, Alan Galvão – Frabetti deu a volta por cima conquistou o título do Absoluto do Sul-Americano.
“Estava triste comigo mesmo porque não lutei bem nos últimos Campeonatos Brasileiros. Desta vez fico feliz porque, mesmo perdendo o Brasileiro, tenho consciência que lutei bem e perdi para um grande adversário”, disse Frabetti que garantiu não estar chateado por ficar ausente do Mundial. “Queria lutar bem. Ir ou não é conseqüência”, explicou o atleta.


Competição foi um marco para o sumô brasileiro (foto: Aldo Shiguti)

Brasileiro – No Campeonato Brasileiro, a equipe da Sudoeste foi soberana tanto no masculino como no feminino. No masculino, a Sudoeste conquistou a primeira colocação ao somar 63 pontos. No feminino, a equipe sagrou-se campeã com 39 pontos. No domingo, o ponto alto da competição foi a realização da seletiva para os Campeonatos Mundiais Júnior e Adulto, que acontecem em outubro, em Hong Kong, na China.


Premiação do Torneio Por Equipes Adulto Feminino (foto: Aldo Shiguti)

Para o Mundial Júnior, carimbaram os passaportes os atletas Thamires Aparecida Gonzáles dos Santos (leve), da Nova Central; Dorotéia da Costa (médio), da Sudoeste; Luana Dellamura (pesado), do Paraná; Thuanny K. Cabral Damas (absoluto), Nova Central; Luiz Eduardo M. Pinho Júnior (leve), Pará; Matheus Gabriel C. dos Santos (médio), Norte; Lucas Aburaya (pesado), São Paulo; e Rui Aparecido de Sá Júnior (Absoluto).
Na categoria adulto, foram selecionados: Luciana Watanabe (leve), Nova Central; Fernanda Rojas Pelegrini (médio), Sudoeste; Talita Castro (pesado), Paraná; Janaína Silva (absoluto), Paraná; Genílton Tibúrcio da Silva (leve), Sudoeste); Ricardo Aoyama (médio), Nova Central; William Takahiro Higuchi (pesado), São Paulo; e Alan Galvão (absoluto), Sudoeste.
Tanto para os veteranos quanto para os novatos, a ansiedade de representar o Brasil no Campeonato Mundial é a mesma. Luiz Eduardo Motta Pinho Júnior, que fará sua estréia em uma competição internacional, disse que a expectativa “é buscar o primeiro lugar”.
Mais experiente, Fernada Rojas se prepara para seu segundo Mundial. Apesar de considerar a seletiva deste ano “mais tranqüila”, Fernanda explicou que “todo cuidado é pouco quando está em jogo uma vaga para o Mundial”. “Este ano estava mais focada, me dediquei mais e pude me preparar melhor”,afirmou a atleta, que conquistou o tricampeonato Brasileiro na categoria médio.


Dona Tieko Shimomoto e Hatiro Shimomoto (foto: Aldo Shiguti)

Sobre o Mundial, Fernanda conta que o objetivo é intensificar o treinamento. Segundo ela, as principais adversárias devem ser as de sempre, ou seja, as do leste europeu, “sem desmerecer as asiáticas”. “Sei que não será fácil por isso tenho que estar preparada”, afirmou.
Com cinco Mundiais e um World Games na bagagem, Takahiro Higuchi é um dos atletas mais experientes do país. “No Mundial só vou pegar pauleira. Lá, os caras são muito fortes mesmo. O negócio é ir, rezar um pai nosso e ver no que vai dar”, brincou o atleta, que lamentou a ausência do juvenil Bruno Cavalcanti, do ABC, na lista para o Mundial. “Fiquei chateado por ele porque o Bruno é um dos atletas mais dedicados que conheço”, disse.
(Aldo Shiguti)

Nenhum comentário: