quarta-feira, 9 de março de 2011

Mais um escândalo

Não ia fazer um post sobre isso, mas meu e-mail não aguenta mais a enxurrada de mensagens sobre o tema. Vamos lá.. O Ozumo vive mais um escândalo. Desta vez envolvendo venda e lutas arranjadas.

Creio que vocês já perceberam que sou um defensor árduo do Sumo amador. E esse é um dos motivos pelo qual acredito que a modalidade que praticamos por aqui e que cresce ano a ano mundo afora, é o melhor. Ora, é bastante fácil deduzir que quando no esporte passam a existir interesses que extrapolam os limites da esportividade, moral, honra, etc. se cria um ambiente propício para falcatruas.

Nesse sentido, Steven Levitt, em seu mundialmente famoso "Freakonomics", estuda as lutas dos lutadores de Sumo no 15º dia, ou seja, quando existem vários lutadores dependendo da última luta para conquistar um kachikoshi. Ele percebe que quando um lutador que está 7-7 luta com algum lutador que já conseguiu vencer ao menos 8 lutas, a probabilidade vitória do primeiro é incrivelmente grande. O que mostra que há algo de errado.

Pois bem, em fevereiro de 2011, o Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão e a Agência Nacional de Polícia anunciaram que na investigação sobre as apostas ilegais por lutadores de sumô e sua ligação com a máfia, foram descobertas mensagens de texto no telefone celular, indicando que algumas lutas foram combinadas de antemão.

Cerca de 14 rikishi e oyakata estavam envolvidos estavam envolvidos. Três lutadores, Chiyohakuhō, Kasuganishiki (atualmente o oyakata Takenawa), e Enatsukasa, admitiram terem combinado lutas.


Como resultado de uma investigação interna, o conselho diretivo da Nihon Sumo Kyokai decidiu cancelar o basho de março 2011, que aconteceria em Osaka e um torneio de exibição regional em
Akita em 08 de agosto. Além disso, o presidente da organização, o oyakata Hanaregoma e demais diretores, pediram desculpas publicamente e prometeu descobrir os envolvidos e extirpar o problema do Oozumo.

A última vez que houve um cancelamento de basho foi em 1946, quando aconteceram reparos no antigo Ryogoku Kokugikan, que tinha sido gravemente danificado na Segunda Guerra Mundial.

Alguns diretores afirmam que a punição dos envolvidos deve ser exemplar, ou seja, há expulsão
iminente.

Reportagem da TV japonesa NHK explicando o acontecido (em inglês):


E tudo isso é azar para todos nós, que esperávamos ansiosos pela estréia de Kaisei no Makuuchi...

Abraços a todos.

Um comentário:

Lord Malkavian disse...

mto bom o blog... Você sbe onde encontro academia de sumo, aki em sampa?
abraz!