Vivemos um momento histórico para o Sumo brasileiro!
No último basho do ano passado, o lutador Kaisei Ichiro (Ricardo Sugano) sagrou-se campeão do Jyuuryo com a campanha de 11 vitórias e 4 derrotas. Foi bastante suado, pois precisou participar de uma decisão com mais 4 lutadores: venceu todas as lutas!!!
É um feito inédito e que nos dá muito orgulho. Um dos nossos; que treinou conosco; que compartilhou muitos momentos de alegria e alguns de "suor e sangue"; está chegando ao topo. Logo estará no Makuuchi, ou seja, entre os 40 melhores lutadores profissionais!
[Esta foto foi gentilmente cedida por Maicol Karimata, que foi correndo dar um abraço em Ricardo e ver o novo keshomawashi!]
Para aumentar ainda mais o feito, Kaisei fez um kachikoshi (8-7) no basho que acabou de terminar, o que praticamente garantirá uma vaga no Makuuchi!
Lembro-me bem do churrasco de despedida, que aconteceu no dohyo da Associação Showa de Santo Amaro, em 2006. Leandro Monma e sua trupe brincavam de pedir autógrafo para Ricardo. A torcida valeu!!! O que era brincadeira virou realidade e nosso amigo se tornou um astro no esporte.
Ricardo é um guerreiro. Com 18 anos foi campeão absoluto na categoria adulto em 2005 vencendo lutadores muito fortes. E antes de ir para o Japão, aguentara um treino puxadíssimo no antigo ginásio do Bom Retiro que, quem estava presente se lembra bem, pois chega a arrepiar só de pensar naquele dia. E mesmo assim, sabendo da vida dura que levaria, investiu no sonho e foi para um país onde não conheceria ninguém; não teria seus amigos nem familiares para lhe amparar; não conseguiria se comunicar bem...
Ricardo venceu. Uma após uma as barreiras da língua; dos costumes; das contusões; das regras do Ozumo; da hierarquia... foram caindo. Luta a luta foi galgando rumo ao sucesso.
Parabéns, Ricardo. Você é um exemplo a ser seguido.
E obrigado por nos encher de orgulho e alegria!