terça-feira, 10 de novembro de 2009

SULAMERICANO EM BUENOS AIRES "III" - COMENTÁRIOS

Seguem meus comentários sobre o Campeonato Sulamericano:

1 - No peso leve do masculino, Sebastian Videla (ARG) venceu Namesson Tibúrcio (BRA) com um kotenage muito bem aplicado. A luta foi bastante controversa, mas ao final os juízes decidiram pela vitória do lutador argentino.

2 - No médio, venceu Gabriel Wakita (ARG), provavelmente o maior campeão nos Sulamericanos. Fora campeão em três oportunidades anteriores, mas lutando na categoria leve. Demonstrou bastante agilidade, num sumo bastante eficiente e forte.

4 - A argentina apresentou novos lutadores, bastante fortes.

5 - Os lutadores paraguaios mostraram um grande refinamento técnico, liderados pelos veteranos lutadores Shinoto e Mizumoto.

6 - No feminino, deu o que já era esperado: Brasil na cabeça em todas as categorias. Na realidade, essa hegemonia não é um bom sinal, pois mostra que o esporte entre as meninas ainda não engatou na América do Sul. Espero ver cada vez mais garotas treinando!

7 - Quanto à organização do evento, acredito que poderia ser dado um pouco mais de tempo livre aos participantes, pois a rigidez do cronograma, cheio de compromissos acaba por desgastar demais. Ainda mais numa cidade belíssima como Buenos Aires, onde seria perfeitamente possível conciliar uma ótima competição com passeios e momentos memoráveis.

8 - Ademais, vale ressaltar que o esforço da Federação Argentina em realizar este campeonato foi teve bastante sucesso. Todos os aspectos de organização, acomodação dos atletas e condições de luta (incluindo o dohyo de terra!) foi corretíssimo!

9 - A cooperação entre a Federação Argentina de Sumo e as associações nikkeis da Argentina puderam trazer frutos belíssimos, como as apresentações de danças típicas e taiko (tambores tradicionais japoneses).

Por hora é só.

Abraços!

TAKA

Nenhum comentário: