sábado, 29 de agosto de 2009

CAMPEÕES EM OUTROS ESPORTES

Muitos lutadores procuram o Sumo para melhorar em outros esportes. É sabido que o Sumo reúne técnicas tradicionais de fortalecimento da pessoa, que são muito importantes para a vida do lutador.

Destaco aqui alguns ilustres esportistas, que já praticaram o Sumo no Brasil:

CHIAKI ISHII
Chiaki Ishii foi é primero medalhista olímpico do Brasil no Judô. Conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Monique, em 1972. Ganhou ainda a medalha de bronze no mundial de Judo de 1971.

Suas filhas, Tânia e Vânia são também judocas e representaram o Brasil em várias ocasiões.




No Sumo, a passagem de Ishii foi memorável. Treinando pela equipe de São Paulo, conquistou o Campeonato Brasileiro de 1968 e1969 e a terceira colocação no Brasileirão de 1976!


Machida é o atual campeão da Ultimate Fighting Championship - a UFC - ou seja, de Vale-Tudo. Nascido em Salvador, Bahia, foi criado em Belém do Pará. Sua família é bastante tradicional no Karate, estilo Shotokan. Nesta modalidade, conquistou o título panamericano em 2001.

Começou a treinar Sumo aos 12 anos de idade, em Belém do Pará. Disputou o Campeonato Brasileiro de Sumo em 2000.


Assisti várias de suas lutas e é óbvio que o Karate prevalece, mas é bastante claro que a base dele é diferente e aplica alguns golpes com as características do Sumo.

MASUMI TAKAYAMA
Atleta da seleção brasileira de Kendo que disputou o 14º campeonato mundial nos dias 28 e 29 na cidade de São Bernardo do Campo. Conquistou a terceira colocação por equipes!
Lutou Sumo pela equipe de São Paulo até a categoria juvenil.

[Masumi Takayama - à direita]

EDSON KUDO
O técnico da seleção brasileira de Luta Olímpica foi lutador de Sumo da equipe de São Paulo na década de 80. Além de ser um dos maiores atletas é ainda um dos grandes divulgadores da modalidade no Brasil, além de faixa preta no Judo.


ALAN GALVÃO
O atual campeção brasileiro dos pesos médios é também o terceiro colocado no campeonato mundial de Jiu Jitsu esportivo, na categoria pesadíssimo adulto faixa preta, que aconteceu neste ano no ginásio do Ibirapuera, no dia 17 de julho!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vídeos sobre o World Games 2009

Olá,

Seguem alguns vídeos que encontrei sobre o World Games 2009:

1 - Esse vídeo foi gravado durante o campeonato do ABC, pelo pessoal do consulado de Taiwan. Possui algumas informações estranhas, mas lá vai:



2 - A cerimômia de abertura foi espetacular! E estávamos lá!!!



3 - Taka X RANY (EGY). Aqui sou eu tomando um pau! Perdi no absoluto para um lutador egípsio.



4 - LUCIANA X Paola (ITA).



5 - Luciana X NELLI (RUS). Luciana enfrentando a atual campeã mundial.



6 - Luciana X MIKI (JPN). Nessa luta tenho quase certeza que Luciana ganhou.



7 - TOORU X Dan (USA). Nessa Tooru foi ligeiríssimo!



8 - Tooru X AL SADI (NED).




É isso!

Abraçox!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Era só o que faltava...

Ouvi algo que foi um grande soco no estômago!

Algumas pessoas ligadas o Sumo brasileiro (por uma questão de polidez não citarei nomes) andaram dizendo que nossa viagem para a participação do World Games tomara tempo demais, que nossa passagem pelo Japão fora descabida e que tudo não passou de motivo para fazermos turismo.

Essa manifestação fere meus sentimentos e em resposta quero ressaltar os seguintes pontos:

1 - Toda a organização para a arrecadação da verba necessária para nossa viagem foi feita por nós mesmos: bolamos as rifas, corremos atrás dos prêmios, batemos em portas de empresas para pedir patrocinio.

2 - Ainda assim, o montante arrecadado desta forma foi utilizado apenas para os gastos do World Games, ou seja: passagens aéreas, taxas, vistos e hospedagem.

3 - Nossa passagem pelo Japão fora custeado por nós mesmos. Tooru e Ricardo, por exemplo, ficaram hospedados na casa de suas respectivas irmãs e a BRASTEL nos ajudou por lá.

4 - Outra coisa: no Japão procuramos desenvolver atividades relacionadas ao Sumo, para que possamos crescer ainda mais no esporte e ajudá-lo a se desenvolver no Brasil.

5 - Durante nossa preparação para o World Games, fizemos treinos, apresentações e ainda saímos para vender rifas e, entretanto, em nenhuma dessas ocasiões estiveram presentes quaisquer das pessoas que teceram tais críticas, demostrando total falta de interesse pelo nosso projeto.

6 - Todo nosso esforço fora feito com um único objetivo: Não deixar o Brasil passar o vexame de não ser representado no World Games.

Assim, apresento os mais profundos agradecimentos à todos aqueles que de alguma forma nos ajudaram, mas não posso permitir que críticas descabidas e improdutivas sejam livremente propagadas.

Nos esforçamos ao máximo, tanto aqui como lá, e isso merece ser reconhecido.